top of page

CADEIRA 5: Laércio Moreira Valença

Patrono: Manoel de Abreu


Ocupante atual: Laércio Moreira Valença


Currículo:

Nasceu em 22 de janeiro de 1938, em Ribeirão, Pernambuco. Filho de Laércio da Silva Valença e Gessy Moreira Valença. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco em 1961. Em cursos pós-graduação no exterior, registram-se fellowship em Clínica, na Unidade Pulmonar do Departamento de Medicina do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos, de 1967 a 1969; fellowship em pesquisa, na Harvard Medical School, Boston, Massachusetts, Estados Unidos, de 1967 a 1969.

Quanto a cursos de pós-graduação de senso lato, fez residência em clínica médica no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro (1962-1963); aprovação no exame The Educational Council for Foreign Medical Graduates em 1967; obtenção do título de especialista em pneumologia e tisiologia, expedido pela Confederação Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e pela Associação Médica Brasileira em 1978.

Dentre suas atividades profissionais, atuou como médico do Setor de Pneumologia do Serviço de Clínica Médica do Hospital dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro, de 1964 a 1972; instrutor do Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 1965 a junho de 1967; médico da Clínica Pneumológica do Hospital das Forças Armadas, Brasília, de 1972 a 2008.

Exerceu sua preceptoria mais importante como Coordenador da residência médica em pneumologia do Hospital das Forças Armadas.

Assumiu as seguintes posições hierárquicas: Secretário de Saúde do Distrito Federal no período de 1986 a 1988; Chefe da Clínica Pneumológica do Hospital das Forças Armadas, Brasília, de 1972 a 1986 e de 1988 a 2008; Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, de 1992 a 1994.

Sua pesquisa mais relevante intitula-se Pulmonary Vascular Response of the Reimplanted Dog Lung to Hypoxia, publicada no J. Thoracic & Cardiovasc. Surg., 1971.

Como atividades paraprofissionais destaca ter sido membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Saúde; presidente do Grupo de Trabalho, criado pelo Governador do Distrito Federal para estudar e sugerir a redefinição do sistema de saúde do Distrito Federal; membro efetivo do Conselho Deliberativo da Fundação Hospitalar do Distrito Federal; membro do Conselho de Saúde do Distrito Federal; sócio fundador da Academia de Medicina de Brasília; Presidente da Academia de Medicina de Brasília, biênio 1995-1997.

Quanto à sua produção literária, listam-se os seguintes artigos publicados: Abnormalities of Lung Function in Malignant Lymphoma, publicado no periódico Cancer, 1970; The Distribution of Abnormal Lung Function in Kyphoscoliosis, publicado em J. Bone & Joint Surg, 1970; Clearance of Lactate from the Cerebrospinal Fluid, publicado em Neurology, 1971.

Dentre as homenagens recebidas, listam-se a Clínica Pneumológica do Hospital das Forças Armadas, batizada com o nome Laércio Moreira Valença; recebeu medalhas em grau de oficial da Ordem de Rio Branco (1978); medalha do Mérito Alvorada (1987); certificado de bons serviços prestados, durante dez anos de atividade, ao Hospital das Forças Armadas (1983); elogio por relevantes serviços prestados à Coordenação Regional da Asa Norte, Fundação Hospitalar do Distrito Federal (1985); medalha Grande Oficial da Ordem do Mérito Brasília (1987); certificado de Funcionário Padrão do Hospital das Forças Armadas (1993).

Considera sua melhor realização profissional o bom exemplo legado à família e aos alunos. Declara que foi um conjunto de fatores que o incentivou a ser médico. Foi casado com Dra. Maria Áurea Valença, estimada pediatra em Brasília, falecida em 2019.

CADEIRA 5: Laércio Moreira Valença
bottom of page