CADEIRA 19: Jairo de Almeida Ramos
Cadeira 19 -Â DR. JAIRO DE ALMEIDA RAMOS
(1900-1972)
Nasceu em 1900. Formou-se na sexta turma da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, em 1923. Continuou a frequentar a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Àquela época, as disciplinas de ClÃnica, Cirurgia e outras especialidades da Faculdade de Medicina usavam as dependências e as enfermarias daquele hospital. Tornou-se assistente do Prof. Rubião Meira na enfermaria de clÃnica médica.
Transferiu-se para o Hospital São Luiz Gonzaga, em Jaçanã, inaugurado pela Santa Casa. Ali, eram atendidos pacientes com doenças pulmonares. Atuou neste hospital ao lado de AlÃpio Correa Neto, Eduardo Etzel e Euryclides de Jesus Zerbini. Posteriormente, tornou-se Diretor ClÃnico do hospital e passou a ser também médico adjunto da Santa Casa. Exerceu atividade como médico clÃnico em seu consultório particular. Ligou-se ao Instituto de Higiene de São Paulo como médico auxiliar.
Galgou a função de assistente de ClÃnica Médica da Faculdade de Medicina. Mais tarte, veio a ser professor livre-docente de ClÃnica Médica dessa Faculdade.
Em 1931, na recém-inaugurada Associação Paulista de Medicina, com o patrocÃnio do Departamento CientÃfico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, realizou um curso de eletrocardiografia clÃnica composto de dez aulas. Em 1935, elaborou um livro com o conteúdo das aulas, editado pela Companhia Editora Nacional. Em 1957, lançou o livro Atualização Terapêutica com os professores FelÃcio Cintra do Prado e José Ribeiro do Valle, que atingiu 198 edições.
Em 1933, ocorreram várias reuniões de médicos em São Paulo em face dos frequentes problemas entre médicos e aqueles que pretendiam ingressar no curso médico, mas impossibilitados em vista do número limitado de vagas. Jairo Ramos sempre participava dessas reuniões. Ele e outros médicos integrantes das várias disciplinas da Faculdade de Medicina resolveram pela criação de uma segunda escola médica em São Paulo. Esta receberia o nome de Escola Paulista de Medicina (EPM), de acordo com o manifesto publicado na imprensa em 6 de junho de 1933.
Criada a EPM, dessa época até 1965, Jairo Ramos ocupou muitos de seus cargos administrativos; foi seu quarto diretor, de 1952 a 1954. Em 1951, criou na EPM o Departamento de ClÃnica Médica, no qual introduziu modificações no ensino e na prática médica para adaptações aos avanços no campo médico. Foi professor de Propedêutica Médica dessa Escola de 1933 a 1965, ocasião em que recebeu o tÃtulo de Professor Emérito.
Em 1929, ingressou na Sociedade de Medicina de São Paulo, atual Academia de Medicina de São Paulo entidade que presidiu durante o biênio 1939-1940. Com todas essas atividades, em 1930, por ideia de Dr. Alberto Nupieri e proposta da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina, fundou-se a Associação Paulista de Medicina (APM). Nesta entidade, foi presidente de 1945 a 1952 e de 1955 a 1956. Em sua gestão, Dr. Fernando Costa, o interventor em São Paulo, por influência de seu médico particular, Dr. Oscar Monteiro de Barros, doou um terreno na Avenida Brigadeiro LuÃs Antonio. Por meio de empréstimo bancário e de doações particulares de seus associados, foi construÃdo o prédio que até hoje é a sede própria da APM, inaugurada em 1950.
Em 1948, Jairo Ramos foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sendo seu presidente de 1955 a 1956. Foi também editor fundador dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e atuou no periódico de 1948 a 1953. Em 1951, participou da criação da Associação Médica Brasileira e da Revista Brasileira de Medicina e, em 1956, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Foi também sócio fundador da Associação Brasileira de Escolas Médicas.
Veio a falecer em 1972. Pode-se concluir pelas suas caracterÃsticas constantes e não modificáveis que o professor Jairo de Almeida Ramos era austero, enérgico, autoritário e disciplinador. Sua forte personalidade pode ser contemplada como modelo de construtividade pelo valor de suas realizações.
(Fonte: Nelson Roque Paladino, Academia Nacional de Medicina, on-line)