top of page

CADEIRA 32: Abércio Arantes Pereira

Cadeira 32 -  DR. ABÉRCIO ARANTES PEREIRA


(1923 - 2004)

O Dr. ABÉRCIO ARANTES PEREIRA, ícone da Radiologia brasileira, é o patrono da cadeira nº 32 da Academia de Medicina de Brasília – AMeB, a qual ocupo atualmente. Nasceu em 19/12/1923, em Pederneiras/SP. Graduou-se em Medicina em dezembro de 1948. Despontou no cenário da Radiologia brasileira nos anos 60 e a partir de 1968 se consagrou como um dos principais radiologistas da área de ensino, dirigindo o Instituto Estadual de Radiologia Manoel de Abreu e depois o Serviço de Radiologia do Hospital do Fundão.

Desde a década de 50, a Radiologia era ensinada pelo Dr. Emílio Amorim na 5ª Cadeira de Clínica Médica do Hospital Moncorvo Filho, Serviço do Prof. Luiz Capriglioni. Com a transferência da 5ª Cadeira de Clínica Médica do Hospital Moncorvo Filho para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Dr. Abércio Arantes Pereira passou a ministrar o Curso de Radiologia, consolidando a integração dos Cursos de Radiologia e Clínica Médica. O ensino de Radiologia se desenvolvia “desde a Semiologia à Clínica Médica propriamente dita, nos seus diversos enfoques das principais patologias de órgãos e aparelhos”, conforme descreveu o Prof. Luiz Feijó (Radiologia Brasileira, II (3) -111-4, 1978).

Em 1952, na 75ª Reunião Extraordinária da Sociedade Brasileira de Radiologia Médica – SBRM, toma posse a nova diretoria, cuja presidência coube ao Dr. Emílio Amorim, e são propostos e aclamados os nomes dos novos sócios, dentre os quais o Dr. Abércio Arantes Pereira, que posteriormente presidiu a SBRM por duas vezes, de 1962-1963 e de 1976-1977, sendo o que mais tempo ocupou esse cargo (quatro anos).

Em 1968 o Dr. Abércio Arantes Pereira fundou o denominado “Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Radiologia”, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Radiologia – Regional do Rio de Janeiro e do Colégio Brasileiro de Radiologia, em que a maioria dos bons radiologistas da cidade ministrava aulas e as vagas eram disputadíssimas, assim como as sessões radiológicas que coordenava. Esse Curso até os dias de hoje e leva o nome de “Curso de Radiologia Professor Abércio Arantes Pereira”.

O Dr. Abércio Arantes Pereira foi Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no biênio 1967-1969.

Quando da instalação do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ em 23/06/1972, por meio da Portaria nº 15 de 19/06/1972 da FM-UFRJ, os professores de Radiologia do Departamento de Clínica Médica foram removidos para àquele Departamento. Na 1ª Reunião do Corpo Deliberativo, realizada em 12/06/1978, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, foram escolhidos os primeiros professores responsáveis pelas Disciplinas do Departamento de Radiologia, cabendo ao Dr. Abércio Arantes Pereira o ensino de Radiodiagnóstico. O Prof. Nicola Casal Caminha foi designado para o cargo de Diretor Executivo do Curso de Pós-Graduação em Radiologia (Mestrado) e o Prof. Abércio Arantes Pereira tornou-se seu Coordenador Adjunto. juntamente com o Prof. Otacílio do Carmo Resende,

No ano de 1975 foi realizado o 1º Concurso para Livre Docência do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e o Prof. Abércio Arantes Pereira foi um dos aprovados.

Em 05/10/1981, o Prof. Abércio Arantes Pereira foi eleito Chefe do Departamento de Radiologia em substituição ao Prof. Manoel Camilo Abud, que se aposentara compulsoriamente.

Com a aposentadoria do Prof. Nicola Casal Caminha, 1º Professor Titular de Radiodiagnóstico do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, em 1980, no ano de 1983 foi aberto Concurso Público de Provas e Títulos para ocupar sua vaga. O Prof. Abércio Arantes Pereira concorreu e tornou-se o 2º Titular de Radiodiagnóstico daquele Departamento e Coordenador do Curso de Mestrado em Radiologia, tendo como Coordenadores Adjuntos os Professores Otacílio do Carmo Resende (Radiodiagnóstico) e José Clemente Magalhães Pinto (Medicina Nuclear). Participou ativamente na formação de muitos radiologistas e de Mestres e Doutores em Radiologia.

O Prof. Abércio Arantes Pereira aposentou-se compulsoriamente em dezembro de 1994. Faleceu em 29/08/2004, aos 81 anos.

Fontes:

http://www.medicina.ufrj.br/en/graduate/radiology/page.php?id_page=727

http://www.imaginologia.com.br/dow/upload%20historia/A-Hist%F3ria-da-Radiologia-Brasileira.pdf

http://www.radiologia.ufrj.br/historia.htm

http://radiologianota10.blogspot.com/2011/05/historia-da-radiologia_04.html

CADEIRA 32: Abércio Arantes Pereira
bottom of page