top of page

CADEIRA 33: Joaquim Almeida Cardoso

Cadeira 33 - DR. JOAQUIM ALMEIDA CARDOSO


(1907-1967)

Formou-se, em 1930, pela Faculdade Nacional de Medicina, Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no ano de 1930.

Especializou-se em urologia. Inicialmente trabalhou na comissão de limites na selva amazônica. Dois anos depois, estabeleceu-se na cidade de Santarém, no Pará. Mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, em 1934, como assistente da Cátedra de Urologia da Faculdade de Medicina onde se formara. Foi Chefe da Enfermaria de Urologia da Santa Casa da Misericórdia.

Foi nomeado, por concurso, médico do Estado do Rio de Janeiro em 1950. Foi o responsável pela construção do Hospital Estadual Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, do qual tornou-se o primeiro diretor. Três anos depois, após deixar a direção do referido hospital, fez parte do grupo que fundou o Instituto Brasileiro de Investigações Cardiovasculares, onde trabalhou e veio a falecer em plena atividade profissional.

Deixou esposa, Maria José Almeida Cardoso, e dois filhos, Roberto Ronald de Almeida Cardoso, médico, especialista em alergia e imunopatologia, membro emérito da Academia de Medicina de Brasília, cadeira 33, e Edgardo Ronald de Almeida Cardoso, Coronel do Exército Brasileiro.

CADEIRA 33: Joaquim Almeida Cardoso
bottom of page