.jpg)
CADEIRA 22: Vilber Antonio de Oliveira Bello
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1978), fez mestrado em nefrologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em imunopatologia na PUC-RJ após completar sua residência médica no Hospital dos Servidores da União (atual HUB) em BrasÃlia. Nefrologista tanto no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) quanto no HUB, exerceu a preceptoria da residência médica em ambas as instituições e foi Chefe da ClÃnica Médica neste último (1985-1986).
Â
Completou um fellowship em Nefrologia na University of North Carolina at Chapel Hill (1987-1986), dando especial atenção à Nefrologia Clinica e Transplantes, abordando principalmente o metabolismo ósseo do flúor na insuficiência renal crônica. Responsável técnico pelo Transplante Renal no HBDF, foi também diretor da Departamento de Medicina de Alta Complexidade subordinado à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, trabalhando junto às suas diversas Câmaras Técnicas de Alta Complexidade, estabelecendo normas técnicas para diálise e transplante, além da inclusão desses procedimentos na tabela de pagamento do SUS.
Â
Foi Presidente do V Congresso Brasileiro de Transplantes Órgãos realizado em BrasÃlia em1997, onde Bioética e Captação de Órgãos foram colocadas pela primeira vez, como temas centrais.  Nessa ocasião foi realizado o primeiro curso de imersão para captação de órgãos, com a participação dos colegas da Espanha responsáveis pela bem sucedida experiência naquela área nesse paÃs. A interação destes profissionais com o Ministério da Saúde permitiu que fosse criado naquele mesmo ano o Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Â
Associado a outros colegas, criou o Centro Brasiliense de Nefrologia e Diálise (2004), onde permanece atuando na medicina privada.
