top of page

CADEIRA 28: Osório Luís Rangel de Almeida

Patrono: Luiz Eurico Ferreira


Copatrono: João Eugênio G. de Medeiros (passou a Emérito em 18/06/2013)


Ocupante atual: Osório Luís Rangel de Almeida


Currículo:

Nasceu em 9 de março de 1947, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. Filho de Jahy França de Almeida e Elça Rangel de Almeida.

Graduou-se pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília em 1973. Fez curso de especialização na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1976; especialista em terapia intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva; especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia; residência médica em cardiologia pela Fundação Hospitalar do Distrito Federal; residência em cardiologia pelo Hospital das Forças Armadas; mestrado na Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1976; doutorado na Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília em 2013.

Dentre suas atividades profissionais, trabalhou como médico da Fundação Educacional do Distrito Federal; médico do Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília; médico da Unidade de Cardiologia do Hospital das Forças Armadas; médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base do Distrito Federal, Fundação Hospitalar do DF; médico da Unidade de Cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal; médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Lúcia em Brasília; médico cardiologista do Hospital Prontonorte em Brasília; médico cardiologista e ecocardiografista da Clínica do Coração em Brasília, médico ecocardiografista da Clínica Echodiagnose em Brasília; médico cardiologista e ecocardiografista da Clínica Procor em Brasília.

Assumiu as seguintes posições hierárquicas: foi Coordenador da Cardiologia da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal; Chefe da Unidade de Cardiologia do Hospital das Forças Armadas; Chefe da Unidade de Cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal.

Em atividade de docência, lecionou na Escola de Ciências da Saúde, em Brasília, como Coordenador de urgências em clínica médica do internato do curso de graduação em Medicina.

Sua pesquisa mais relevante teve como tema Fatores de Risco no Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST.

Suas preceptorias mais importantes foram: supervisor do programa de residência médica da Unidade de Cardiologia do Hospital das Forças Armadas; supervisor do programa de residência médica da Unidade de Cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal e do programa de residência em terapia intensiva do Hospital de Base do Distrito Federal.

Sua participação em bancas examinadoras ocorreu nas defesas de dissertação de mestrado de Dra. Maria Cristina Santos; de Dra. Rayssa Medeiros Leda; de Dr. Alcides Ribeiro

Dentre suas atividades paraprofissionais, foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sessão DF; diretor de patrimônio da Associação Médica de Brasília.

Com relação a produções literárias, foi tradutor dos livros: H. Friedman, Solomon Papper, Diagnóstico Médico: Orientação e Conduta, Editora Atheneu, 1977; Pressão Venosa Central, Editora Atheneu, 1977; J. P. Taylor, Terapêutica Respiratória, Editora Atheneu, 1987.

Dentre seus artigos publicados, estão: Endothelial Nitric Oxide Synthase Genotypes Modulate Peripheral Vsodilatory Properties After Miocardial Infarction, publicado em Gene, 2015; Glycosylated Hemoglobin is Associated with Decreases Endotelial Function, High Inflamatory Response and Adverse Clinical Outcome in Nom-Diabetic STEMI Patient, Atherosclerosis, 2015; Change BNP Between Admission and Discharge After ST-Elevation Myocardial Infarction (Killip I) Improves Risk Prediction of Heart Failure, Death and Recurrent Myocardial Infarction Compared with Single Isolated Measurement in Addition to the Grace Score, publicado no European Heart Journal: Acute Cardiovascular Care, 2018.

Dentre as homenagens recebidas, estão: medalha de Mérito Santos Dumont, conferida pelo Ministério da Aeronáutica, em 1986; medalha do Pacificador, conferida pelo Ministério do Exército, em 1990; medalha do Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1994; Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal, Imperador D. Pedro II, no grau de Cavaleiro, em 2005.

Foi merecedor dos seguintes elogios oficiais: homenagem especial pelos serviços prestados a sua comunidade e em comemoração ao dia Nacional do Líder Comunitário, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2010; Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2016; Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2018.

Considera sua melhor realização profissional ser médico da Instituição Pública chamada Hospital de Base do Distrito Federal. O caso que mais o impressionou entre seus doentes foi aquele em que conseguiu realizar tratamento com agentes trombolíticos por via intravenosa. Foi um dos primeiros a realizar esse tipo de procedimento no Distrito Federal. A expectativa da aproximação entre a doença e a cura, o que pode ser um instrumento do trabalho a ser desenvolvido nessa direção, foi o que o incentivou a ser médico. Tem uma filha, Carla Carvalho de Almeida, pediatra.

CADEIRA 28: Osório Luís Rangel de Almeida
bottom of page