top of page

CADEIRA 30: Márcio Nakanishi

Patrono: Daher Elias Cutait


Copatrono: Francisco Floripe Ginani  (passou a emérito em 18/03/2016) 

 

1o Ocupante: Francisco Floripe Ginani  (passou a emérito em 18/03/2016) 


2o Ocupante:  João Batista Monteiro Tajra(solicitou desligamento em maio de 2021)


Nascido em 02 de junho de 1972, na cidade de São Paulo-SP. Filho de Riyozo Nakanishi e Hemiko Muramatsu Nakanishi. Formou-se médico pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Botucatu em 1996. No ano de 1997 cumpriu o serviço militar obrigatório como 2o Tenente Médico do Exército- na cidade de Manaus-AM. No ano de 2000, concluiu a Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Botucatu.

Como bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA) realizou o programa de Fellowship em Rinologia, em um dos centros mais conceituados na área: a Jikei University School of Medicine em Tóquio-Japão (2001-2002), onde realizou estudos sobre Rinossinusite e Cirurgia Endoscópica do Nariz e Seios Paranasais.

No retorno ao Brasil no final de 2002, submeteu um dos estudos realizados no Japão, no 36º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, em Florianópolis. Dentre 400 trabalhos inscritos, recebeu o prêmio de 1o lugar com o trabalho intitulado: “Polipose nasal com infiltração eosinofílica – estudo imuno-histoquímico”.

No ano de 2003 foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para o cargo de Médico-Otorrinolaringologista do Hospital Universitário da Universidade de Brasília. Ao longo dos anos, contribuindo com a formação de inúmeros alunos e médicos residentes, implementou e desenvolveu o programa de Fellowship em Rinologia. Em 2005, concluiu o Doutorado em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo.

Desde 2006, com o apoio e mentoria do Neurocirurgião Dr.Kunio Suzuki (in memorian) e em parceria com o Neurocirurgião Dr.Luis Augusto Dias, vem se dedicando à cirurgia de tumores da base do crânio, com treinamentos realizados na Universidade de Pittsburgh-EUA (2007 e 2019), Nova Iorque-EUA (2009) e Viena- Austria(2010).

Em 2009 inaugurou a Nakanishi Otorrinolaringologia, onde realizou um sonho de oferecer aos seus pacientes um serviço de excelência.

Ainda no campo acadêmico, no ano de 2014 realizou o curso Princípios e Práticas de Pesquisa Clínica – da Harvard Medical School, Boston Massachussetts. No ano seguinte, deu continuidade ao curso como auxiliar de ensino do referido curso. No ano de 2016 realizou o Medical Teaching Learning and Innovation, curso destinado às ações de melhoria do ensino-aprendizagem na área médica.

Em abril de 2017 ficou especialmente honrado com o convite do Prof. Dr.Shinichi Haruna- Dokkyo University, Japão para proferir a palestra internacional do 55th Congresso Anual da Sociedade Japonesa de Rinologia, que ocorreu na cidade de Utsunomiya-Japão.

Foi editor Associado em Rinologia e Cirurgia da Base do Crânio da Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (2017-2019).

Foi Presidente da Academia Brasileira de Rinologia (2018-2019), ocasião que organizou o 12th International Symposium on Recent Advances on Nasal Polyps evento conjunto com o 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, sediado na Capital Federal contou com 25 palestrantes internacionais e 4000 participantes.

Em 2017 juntamente com a Dra. Luciana Watanabe e Enf. Juliana Wolff fundou a Otoex-Otorrinolaringologia dentro do Complexo Hospitalar Santa Luzia Rede D’Or -Brasília. Onde atuou entre 2021-2022 na coordenação da regional Brasília do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Concluiu em 2022 o Programa de Pós-Doutorado, supervisionado pela Profa. Dra. Wilma Terezinha Anselmo Lima, no departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.  O tema central do Pós-doutorado foi na área de Olfato. O projeto de pesquisa consistiu no estudo “prova de conceito” sobre a eficácia do demonstrador digital de fragrâncias como teste psicofísico de avaliação do olfato. O dispositivo, Noar MultiScent 20 – primeiro Tabet do mundo a liberar fragrâncias,  foi desenvolvido pela empresa Noar para a indústria de cosméticos, com a finalidade de demonstrar fragrâncias de perfumes. O estudo concluiu que é viável como teste de avaliação olfativa e que a digitalização da avaliação olfativa combinada com ciência de dados abre novas perspectivas de pesquisa no campo do olfato. Os resultados da pesquisa foram publicados em revista indexada e revisada por pares: International Forum of Allergy Rhinology com Fator de Impacto (2021):5.426 que sustenta a posição número 1 na área da Rinologia internacional.

Atualmente é Otorrinolaringologista da Universidade de Brasília, pesquisador associado do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Cirurgia Otorrinolaringológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sinusite crônica, polipose nasal, distúrbios do olfato, rinite, asma, treinamento cirúrgico de residentes e Cirurgia da Base do Crânio.

Para o Dr. Marcio a base de sustentação da sua vida profissional encontra-se na família, é casado e tem 3 filhos.

 

 

CADEIRA 30: Márcio Nakanishi
bottom of page