top of page

CADEIRA 33: Nasser Sarkis Simão

Patrono: Joaquim Almeida


Copatrono: Roberto Ronald de A. Cardoso (passou para emérito em 03/12/2014)

 

Ocupante atual: Nasser Sarkis Simão


Currículo:

Nasceu em 4 de setembro de 1957, em Uberlândia-MG. Filho de Ximuna Mussi Sarkis e Rumenos Sarkis Simão.

Graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasília, em 1981, e fez residência médica no Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência, Instituto de Doenças Cardiopulmonares E. J. Zerbini, São Paulo (1981-1983). Doutor em Medicina pela Universidade de Brasília. Exerce atividades médicas na área privada, na Clínica Cardiológica Nasser Sarkis.

Apresentou em eventos profissionais em torno de 250 palestras e conferências em congressos nacionais e internacionais, dentre as quais as proferidas durante o 73.º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2018: Doença Coronária: Existem Barreiras no Reconhecimento dos Sintomas em Mulheres?; Como Transformar a Ciência de Qualidade em Avanços Cardiovasculares Relevantes, Insuficiência Mitral Secundária a Cardiopatia Dilatada, Condutas, Intervenções; Como Eu Faço: Terapia de Reposição Hormonal e Risco Cardiovascular.

Em suas atividades paraprofissionais mais relevantes, foi membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia, representante do Funcor – Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Brasília (1993-1994), Editor da Recoc – Revista Centro-Oeste de Cardiologia (1994-1995), membro do Conselho de Educação Médica Continuada da Associação Médica Brasileira (1994-1995), membro da comissão científica do XVII Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (1995), membro do conselho científico do XII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas do Deca, Departamento de Estimulação Cardíaca e Arritmias da Sociedade Brasileira de Cardiologia, membro da comissão cientifica do II Simpósio Internacional do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (Gepa); membro do conselho editorial dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, publicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia; fellow of American College of Cardiology; fellow of European Society of Cardiology; Presidente eleito do 73.º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Como atividades literárias, é autor do livro Cardiologia Clinica: a Prática da Medicina Ambulatorial. São Paulo: Editora Manole, 2016. Escreveu também capítulos nos livros: Abordagem do Consumo de Bebidas Alcoólicas e Possível Prevenção Cardiovascular, São Paulo: Manole, 2017; Escolha Adequada do Agente Anti-Hipertensivo Diante de Populações Especiais e Comorbidades, São Paulo: Manole, 2017; Consistência Atual Para a Prescrição de Ácidos Graxos Poli-Insaturados – Ômega 3, 6 e 9, São Paulo: Manole, 2017; Cardiologia Clínica: A Prática da Medicina Ambulatorial. São Paulo: Manole, 2016; Avaliação Cardiológica peri-operatória. São Paulo: Atheneu, 2009; Cardiomiopatia Alcoólica. In: Celmo Celeno Porto (Org.). Doenças do Coração, São Paulo: Ed. Guanabara Koogan, 1998. É autor do Manual do Climatério, Febrasgo, 2014.

Dentre as homenagens recebidas em âmbito nacional, foi eleito, em pesquisa realizada pela revista Análise Saúde, publicada pela editora Análise Editorial, como um dos profissionais mais admirados da medicina brasileira nos anos de 2008 e 2009. Recebeu, em 2018, também a Moção de Louvor, outorgada pela Assembleia Legislativa do Distrito Federal, nas comemorações do Dia do Médico, pelas suas atividades médicas realizadas em Brasília.

Cita como o que mais o incentivou a ser médico foi ter grande curiosidade científica e a plena convicção de que a ciência é a atividade mais nobre da humanidade.

CADEIRA 33: Nasser Sarkis Simão
bottom of page