CADEIRA 41: Florêncio Figueiredo Cavalcanti Neto
Patrono: Edson Porto
Ocupante Atual: Florêncio Figueiredo Cavalcanti Neto
Curriculo:
Nasceu em 29 de março de 1956, em Goiânia-GO. Filho de Luzia Cavalcante de Paula e Pedro Xavier de Paula.
Graduação em Medicina pela Universidade de Brasília em 1980; especialista (residência médica) em anatomia patológica; mestrado em farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1984); doutorado em patologia pela FMRP-UPS, São Paulo (1987); pós-doutorados pela Duke Medical Center, USA, e World Health Organization, Suíça, professor livre-docente em Patologia pela FMRP-USP.
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em anatomia patológica e imunopatologia exercida em hospitais universitários das Universidades Federal de Uberlândia, FMRP-USP, FM-UnB.
Em suas atividades de docência, foi professor de Patologia da Faculdade de Medicina da UnB (1998), onde fez carreira e concurso para professor titular em 2013 e se aposentou em 2018. Atualmente é professor concursado da Faculdade de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília. Destaca atuação em vários programas de pós-graduação das Faculdades de Medicina de Ribeirão Preto-USP, da UnB e da UCB; professor titular, Universidade de Brasília, 2013-2018.
Pesquisas realizadas: Infecção Experimental de Coelhos com Trypanosoma Cruzi: Aspectos de Parasitologia, Imunologia e Patologia, dissertação de mestrado. Contribuição ao Estudo da Resposta Inflamatória Induzida Pelo Paracoccidioides Brasiliensis em Camundongos Balb/C: Participação de Constituintes Iiolados da Parede Celular do Fungo, tese de doutorado; Conjunto de Disciplinas de Patologia Sistêmica, pós-doutorado (1997).
Dentre seus projetos de pesquisa concluídos, constam: Imunotranscriptoma de Células Dendríticas Infectadas por L. Chagasi ou P. Brasiliensis, Identificação de Potenciais Alvos Moduladores da Resposta do Hospedeiro Induzida por Receptores de Reconhecimento Padrão, FAP-DF, 2010-2016; Utilização de Formulações Nanoestruturadas Contendo Antifúngicos Convencionais e Imunomoduladores Para o Tratamento de Micoses Pulmonares e Cutâneas, FAP-DF, 2009-2010; Associação da Imunoterapia com DNA-HSP65 e Anfotericina B Nanoencapsulada no Tratamento de Doenças Fúngicas, CNPq, 2008-2009.
Artigos apresentados, dentre muitos outros, em congressos: Fenômeno de Lúcio: Relato de Caso, XI Congresso da Associação Brasileira de Hansenologia e do IV Congresso do Colégio de Hansenologia dos Países Endêmicos, 1997, Foz do Iguaçu, Paraná; Fenômeno de Lúcio e Pentoxifilina, XI Congresso da Associação Brasileira de Hansenologia e do IV Congresso do Colégio de Hansenologia dos Países Endêmicos, Foz do Iguaçu, Paraná, 1997; Detecção de micrometástases através de métodos de imuno-histoquímica, XXI Congresso Brasileiro de Patologia, Brasília, DF, 1997; Eventos da reação inflamatória induzidas por esmalte e dentina, XXI Congresso Brasileiro de Patologia, Brasília, DF, 1997.
Artigos publicados com outros autores, dentre muitos existentes: Tumour Necrosis Factor Production in Vivo and in Vitro in Response to Paracoccidioides Brasiliensis and the Cell Wall Fractions Thereof, Clinical and Experimental Immunology, 1993; Comparison of Free and Pedicle Conjuctival Grafts on the Repair of Keratoplasties: Experimental Study with Dogs (Canis familiaris - Linnaeus, 1758), Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, 1996; Oral Lichen Planus and Malignant Transformation: the Role of p.16, ki-67, BUB3 and SOX4 in Assessing Such Precancerous Potential: Experimental and Therapeutic Medicine (online), 2017; The Nitroxyl Donor Angeli’s Salt Ameliorates Staphylococcus Aureus-Induced Septic Arthritis in Mice, Free Radical Biology and Medicine, 2017; Interleukin-33 Receptor (ST2) Deficiency Improves the Outcome of Staphylococcus Aureus-Induced Septic Arthritis, Frontiers in Immunology, 2018.
Capítulo de livro: Alterações Imunológicas na Obstrução Biliar Extra-Hepática. In: O. Castro Silva; C. A. Cruz; F. Figueiredo (organizador). Modelos Experimentais de Pesquisa de Cirurgia, 1998.
Além das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, participou de várias atividades administrativas nas instituições em que atuou, destacando-se a direção do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal como Secretário Adjunto e Secretário de Saúde. Acadêmico titular da Academia de Medicina de Brasília, 2019.
Participações mais recentes em bancas de avaliação: Sandoval Felicíssimo Diniz, Influência do Diabetes melittus no Processo de Reparação de Fraturas: Estudo Experimental em Ratos, dissertação de mestrado em ciências médicas, Universidade de Brasília, 2007; José Eduardo Trevizoli, Hepatite C em Paciente Portador de Insuficiência Renal Crônica em Hemodiálise: Aspectos Histológicos, Bioquímicos e Virológicos, tese de doutorado em patologia molecular, Universidade de Brasília, 2008; Márcio Sousa Jerônimo, Efeitos da L-Arginina na Cicatrização de Feridas Operatórias de Camundongos Imunossuprimidos, Obesos e Diabéticos, dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular, Universidade de Brasília, 2010; Salete da Silva Rios, Estudo da Instabilidade de Microssatélites no Pólipo Endometrial Uterino, tese de doutorado em patologia molecular, Universidade de Brasília, 2010.
Dentre funções e cargos hierárquicos, destacam-se: Diretor Técnico do hospital da Universidade Católica de Brasília, 1999-2007; Diretor Clínico do Hospital da Universidade Católica de Brasília; Diretor e administrador da Faculdade de Medicina, UnB, desde 2013; Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa, Faculdade de Medicina, UnB, desde 2013; membro do Conselho do Corpo Docente, UnB, desde 2002.
Considera sua melhor realização profissional dedicar-se ao ensino em cursos de medicina. O caso que mais o impressinou entre seus doentes foi o diagnóstico de um linfoma intravascular. Em sua família, relata ter um filho médico.