CADEIRA 43: Francisco Diogo Rios Mendes
Patrono: Miguel Paes de Carvalho
Ocupante Atual: Francisco Diogo Rios Mendes
Curriculo:
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, 1983-1988.
Pós-Graduado com especialização em cirurgia geral por meio de residência médica, Hospital Regional da Asa Sul, 1990-1991; especialização em Urologia, por residência médica, Hospital de Base do DF, 1992-1994; aplicou-se à extensão universitária em estágio na Unidade de Transplante Renal, Universidade de São Paulo, USP, 1995; mestrado em ciências da saúde pela Universidade de BrasÃlia, UnB, 1999; Curso Superior Internacional em Coordenação de Transplantes, Universidade de Barcelona, Espanha, 2000; MBA Master, Gestion en Trasplante de Organos y Tejidos, Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha. 2001; doutorado em medicina e cirurgia pela Universidade de Barcelona, 2001; Curso Superior de Transplantes, Universidade Aberta de Catalunha, Espanha, 2001.
Em atividades profissionais de assistência, atua no Instituto Hospital de Base do DF como urologista no ambulatório de urologia e transplante renal desde 1994; cirurgião robótico com atuação em oncologia urológica e uroginecologia; médico da Unidade de Terapia Intensiva, Hospital Santa Luzia, 1989-1996; médico assistente urologista, Hospital Universitário de BrasÃlia, UnB, 1994-1998; Coordenador do ambulatório de urologia e transplante renal, doador vivo ou cadáver, Unidade de Urologia, Instituto Hospital de Base, Secretaria de Estado de Saúde do DF. No sistema suplementar de saúde, exerce a coordenação de urologia do Hospital Santa Luzia em BrasÃlia.
Em atividades de ensino médico, é professor da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), onde ensina Urologia, Andrologia, Saúde do Homem, Transplantes e Uro-Oncologia; participou como coorientador do programa de pós-graduação, Ministério do Interior, ESCS, Unesp, em Botucatu-SP; professor colaborador, disciplinas ClÃnica Cirúgica e Técnica Operatória, Universidade de BrasÃlia, UnB, 1995-1998. Foi coorientador de Allan EurÃpides Rezende Napoli, dissertação de mestrado intitulada: Perfil Epidemiológico da Tuberculose Urogenital no Distrito Federal, em Nove Anos, 2001 a 2009, Escola Superior de Ciências da Saúde, 2011.
Em participação de eventos cientÃficos, destacam-se as palestras: Protocolo Piloto para Tratamento de Infecções Genitais Pelo PapilomavÃrus Humano, no HBDF; Complicações ClÃnicocirúrgicas em 225 Transplantes Renais: Experiência de doze anos no HBDF, XXV Congresso Brasileiro de Urologia, 1995.
Dentre seus artigos cientÃficos publicados, destacam-se: Eficácia da Nifedipina no Tratamento da Hipertensão Arterial do Idoso: Estudo Duplo-Cego, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 1987; Estudio de Viabilidad en el Transplante Experimental en Cerdo con Donante en Asistolia: Valoración de la Carga Energética Celular y del Flujo de la Arterial Renal, Actas Urológicas Españolas, 1999; Increased TGF-Beta Expression in an Experimental Model of Ischemia-Reperfusion in Pig Kidney Transplants, The Journal of Urology, 2001; Strategies to Enhance Organ Viability in a Non-Heart-Beating Donor Extracorporeal Recirculation Transplant Model in Pigs, Transplant Proc., 2003.
No âmbito de pesquisas, desenvolve projetos de investigações em linhas relacionadas a urologia, transplantes, saúde do homem, saúde suplementar e empreendedorismo no ensino médico; dissertação de mestrado: Avaliar a Técnica Extravesical Modificada de Anastomose Ureterovesical com Sutura Continua e Com Pontos Separados; tese de doutorado: Expresión del Transforming Growth Factor B1 en el SÃndrome de Isquemia-Reperfusión en un Modelo de Transplante Renal a Corazón Parado en el Cerdo.
Como atividades paraprofissionais, é Diretor de Saúde Suplementar do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF); Diretor de Comunicação da Associação Médica de BrasÃlia (AMBr). Participação em bancas examinadoras nos concursos para médico residentes, Fundação Hospitalar do Distrito Federal, 1997.